quarta-feira, 22 de julho de 2009

CINCO QUARTOS DE LARANJA - JOANNE HARRIS


Framboise regressa à pequena cidade onde nasceu, na província francesa, e abre aí um restaurante que rapidamente se torna famoso, graças às receitas de um velho caderno que pertencera à sua mãe. Essa espécie de diário contém igualmente uns estranhos apontamentos cuja decifração lançará uma nova luz sobre os dramáticos acontecimentos que marcaram a infância da protagonista nos dias já longínquos da ocupação nazi. Framboise recorda os sabores e os sentimentos da sua infância, numa França marcada pela dor e pela penúria da guerra, e muito especialmente um episódio que marcou a vida da família e constitui, para ela, a perda definitiva da inocência. Agora, já no Outono da vida, chegou a hora de enfrentar a difícil verdade.
***
Já o lihá um tempinho, mas decidi falar dele. É uma história, daquelas que se vão lendo. Não fiquei "presa" ao livro, não também não deixei de gostar. Joanne Harris faz-nos quase sentir o saber a doce nos seus livros e este não foi expecção.
Gostei principalmente da vivacidade da protagonista, Framboise, e das descrições a que a autora tanto recorre, e muito bem.
Para quem gosta de romances levezinhos, com uma pitada de História pelo meio, ou não se teria passado esta em época de guerra.
Boas Leituras!!

1 comentário:

  1. Não aprecio esta autora. Li Chocolate e Sapatos de Rebuçado. Não achei nenhum extraordinário. Estão muito bem escritos, especilamente o primeiro, mas pelo menos a mim as historias nao me prenderam.

    ResponderEliminar