sexta-feira, 9 de abril de 2010

UMA OUTRA EDUCAÇÃO - LYNN BARBER


Aos 16 anos, numa paragem de autocarro, a jornalista Lynn Barber apanhou boleia de um atraente homem mais velho no seu carro desportivo – e a sua vida quase ficou destruída. Outrora uma rapariga inteligente e confiante, a caminho de Oxford, ela começou uma relação que, incrivelmente, foi encorajada pelos seus pais convencionais e suburbanos e que a levou ao mundo semicriminoso da Londres no início dos anos 60.
***
Tomei cinhecimento desta obra pelas nomeações aos Óscares. Desejava ver este filme pelo que tinha lido acerca da história, especialmente pela época em que se passa e sobretudo pela influência da "educação" nesse tempo. Até ler o livro, ainda não tinha visto o filme e por isso ainda não sabia ao certo o que esperar dele.
Li-o em duas noites e tornou-se rapidamente uma leitura muito boa. Apesar de a autora relatar a sua história com uma certa rapidez e com poucas descrições - penso que a história pedia mais - é um relato verídico interessante de uma mulher já por si interessante. Sim, porque trata-se da vivência da própria escritora, uma entrevistadora inglesa que me fez querer conhecer mais dela.
Temos neste livro várias passagens da sua vida, desde as saídas com "David"(no filme) aos seus tempos em Oxford até aos tempos de hoje, ainda como entrevistadora conceituada.
Já tive, felizmente de ver a adaptação, desta obra ao cinema, que apenas relata uma primeira parte dela, e está realmente muito bem "transportada" assim como bem interpretada por um excelente elenco e com uma excelente banda sonora, diga-se. Seria, concerteza, um merecido vencedor do Óscar.

Sem comentários:

Enviar um comentário